SERVIÇOS

Odontologia Veterinária

O problema dentário mais comum dos cães e dos gatos é a formação de TÁRTARO. Esse é nome dado ao acúmulo de placas bacterianas nos dentes, que se tornam cálculos mineralizados de difícil remoção e ocasionam hálito bastante ruim nos animais. Em decorrência do acúmulo de tártaro, ocorre a doença periodontal, o que acomete o sistema de sustentação do dente podendo levar até mesmo a perda deste.

O sinal mais comum da presença do tártaro e da doença periodontal é o mau hálito. A fermentação causada pelas bactérias pode causar um odor muito forte e desagradável que será logo notado pelo proprietário. Dependendo do estágio da doença o animal poderá estar sentindo dor e com isso poderá deixar de se alimentar, brincar, roer seus ossos e ficar mais triste.

O que poucas pessoas sabem é que o maior perigo da doença periodontal não é a perda dos dentes ou o desenvolvimento de infecções locais. As bactérias que se encontram na boca do animal caem na corrente sanguínea e através dela são levadas para todos os órgãos do animal, podendo causar doenças no coração, rins, pulmões, fígado, sistema nervoso central e articulações. Se por acaso o animal já tiver uma lesão prévia em algum destes locais, a probabilidade de instalação das bactérias junto a eles é muito grande.

Estudos científicos apontam as bactérias do tártaro como os mais freqüentes aceleradores dos processos de insuficiência renal e cardíaca em cães.

Por estes motivos, assim que você tiver uma chance, verifique a boca de seu cão e/ou do seu gato. Não caia na tentação de esperar mais um pouco para acumular mais tártaro e depois você mandar fazer a limpeza. Quanto mais tempo seu amigo ficar com aquelas placas na boca, mais bactérias poderão estar agredindo seus órgãos internos.

O tratamento é simples e rápido: TARTARECTOMIA, ou seja, limpeza de tártaro. Nós da VET HELP levamos muito a sério a saúde oral e dental de nossos pacientes. É muito importante que nos asseguremos de que nossos animais estão confortáveis e com o máximo de qualidade de vida possível.