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Em bulls bet afiliado 9ª edição nesta temporada, o estudo anual sobre marcas esportivas elaborado pela Jambo Sport Business oferece uma análise 4️⃣ completa sobre as marcas que vestem os clubes de futebol da primeira divisão dos 20 países mais relevantes para a 4️⃣ modalidade – definidos pelas 20 ligas nacionais que, em 2014, tinham os elencos com maior valor de mercado.

Publicado no início 4️⃣ de outubro, o estudo tem como base dados coletados até agosto deste ano.

No caso das competições que se iniciam no 4️⃣ meio do ano, foram considerados os campeonatos da temporada 2022/23.

Ao todo, a análise se estendeu a 383 times e 66 4️⃣ marcas esportivas – considerando a Jordan como Nike e agrupando todas as marcas próprias em uma.

Distribuição das marcas esportivas

De acordo 4️⃣ com o estudo, a marca alemã Adidas se tornou, pela primeira vez, a marca esportiva com a maior distribuição percentual 4️⃣ entre os 383 times, superando ligeiramente a rival norte-americana Nike na temporada 2022/23.

Com 71 times, sete equipes a mais em 4️⃣ relação à temporada anterior, a Adidas superou as 70 equipes da Nike, que caiu para a 2ª colocação após ter 4️⃣ liderado todas as temporadas anteriores.

Distribuição Percentual (%):

Marcas 2022/23 2021/22 2020/21 2019/20 Adidas 18,54 16,80 18,13 16,16 Nike 18,18 19,16 20,80 4️⃣ 21,37 Puma 9,14 9,47 8,53 8,22 Macron 6,79 7,09 6,67 6,03 Kappa 4,44 5,51 6,13 4,38 Umbro 4,18 4,99 4,80 4️⃣ 6,85 Joma 3,92 3,94 5,33 6,30

Já a italiana Macron se afastou da 3ª posição do ranking – mantida pela Puma 4️⃣ –, ao perder uma equipe nesta temporada.

Por outro lado, a marca aumentou a distância para a também italiana Kappa, que 4️⃣ aparece com quatro times a menos em 2022/23.

A empresa inglesa de material esportivo Umbro se manteve na 6ª colocação, seguida 4️⃣ de perto pela espanhola Joma, que, até a temporada 2017/18, era a 3ª marca com maior distribuição entre as equipes 4️⃣ analisadas.

O gráfico acima evidencia a evolução em quantidade de equipes das principais marcas desde 2016/17.

(Fonte: Jambo Sports Business)

Marcas entre os 4️⃣ 30 clubes mais ricos do mundo

A Jambo Sport Business também analisou a distribuição das marcas esportivas entre as 30 equipes 4️⃣ que mais faturaram na temporada de 2020/21, com base no mais recente relatório Football Money League, produzido pela Deloitte.

Marcas esportivas 4️⃣ entre as 30 equipes que mais faturaram:

Marcas 2020/2021 2019/2020 2018/2019 2017/2018 Nike 8 9 10 10 Adidas 7 10 9 4️⃣ 9 Puma 4 6 6 5 Castore 4 1 0 0 Hummel 2 1 1 0 Umbro 1 2 2 4️⃣ 3 Emporio Armani 1 1 0 0 New Balance 1 0 1 1 Joma 1 0 0 0 Mizuno 1 4️⃣ 0 0 0 Kappa 0 0 1 1 Under Armour 0 0 0 1

Entre os fatos de maior destaque sobre 4️⃣ o fornecimento esportivo dos 30 clubes mais ricos do mundo está a retomada da liderança pela Nike nesta temporada, que 4️⃣ havia sido tomada pela Adidas em 2019/20.

Além da ascensão da Castore, que apareceu no ranking pela primeira vez na temporada 4️⃣ passada e já ocupa a 3ª posição, ao lado da gigante alemã Puma.

Diante dos dados levantados, o movimento identificado a 4️⃣ partir de 2017/18, quando as três principais marcas (Nike, Adidas e Puma) priorizaram os clubes mais ricos, pode estar esfriando.

Em 4️⃣ 2019/20, as três marcas estavam presentes em 83,7% dos 30 clubes mais valiosos contra 45,4% do total da amostra, enquanto, 4️⃣ na temporada atual, as gigantes do material esportivo têm 63,3% contra 46,0%.

As três principais marcas esportivas: Adidas, Nike e Puma

País 4️⃣ Adidas Nike Puma Alemanha 3 6 2 Argentina 2 1 1 Bélgica 2 2 0 Brasil 4 1 1 China 4️⃣ 0 18 0 Colômbia 3 1 0 Espanha 4 4 2 Estados Unidos 28 0 0 França 4 2 3 4️⃣ Grécia 2 1 1 Holanda 2 3 1 Inglaterra 5 4 1 Itália 1 1 2 Japão 1 3 4 4️⃣ México 1 2 2 Portugal 1 1 2 Romênia 5 6 1 Rússia 2 3 8 Turquia 1 6 2 4️⃣ Ucrânia 0 5 2

Em 2022, o somatório das três principais marcas esportivas do mundo – Nike, Adidas e Puma – 4️⃣ ficou com uma participação quase igual à da temporada anterior, com apenas 0,6 ponto percentual a mais.

Após ter chegado ao 4️⃣ nível mais baixo de participação na temporada 2018/19, com 45%, o somatório das três marcas globais até aumentou nas temporadas 4️⃣ seguintes, mas voltou a cair em 2021/22 e, na atual temporada, chega ao seu 3º percentual mais baixo.

Para Idel Halfen, 4️⃣ autor do estudo da Jambo Sport Business e executivo de marketing e gestão, esse movimento está baseado na busca por 4️⃣ "investimentos mais criteriosos", nos quais o retorno comercial passa a ter uma importância cada vez maior em relação à mera 4️⃣ exposição da marca.

"Ainda que a Adidas tenha melhorado bastante a participação nesse mercado, é possível ver que os seus investimentos 4️⃣ continuam seguindo a linha do retorno comercial", constata Halfen.

Nos campeonatos nacionais de países como Argentina, Itália, Grécia, Japão, México e 4️⃣ Turquia, o somatório de participação das três gigantes do material esportivo teve o menor percentual já registrado nesta temporada.

Apenas em 4️⃣ três dos vinte países analisados houve aumento de participação em relação a temporada 2020/21: Portugal, Romênia e Rússia.

Quantidade de marcas 4️⃣ por país

País 2022/23 2021/22 2020/21 Alemanha 8 8 10 Argentina 18 14 13 Bélgica 13 13 14 Brasil 8 7 4️⃣ 7 Colômbia 14 15 13 Espanha 10 9 9 França 10 9 9 Grécia 9 10 9 Holanda 12 11 4️⃣ 12 Inglaterra 7 9 7 Itália 13 10 9 Japão 11 10 11 México 8 9 9 Portugal 12 12 4️⃣ 10 Romênia 6 7 6 Rússia 5 6 6 Turquia 12 9 9 Ucrânia 7 8 5

Na temporada atual, o 4️⃣ campeonato argentino se tornou o que abriga a maior diversidade de marcas esportivas, com dezoito marcas diferentes – superando as 4️⃣ quatorze marcas esportivas presentes na primeira divisão da Colômbia, líder do quesito na última temporada.

Já o campeonato nacional da Rússia 4️⃣ se manteve como o que conta com menos fornecedores de material esportivo (cinco).

Ao todo, oito campeonatos registraram aumento na quantidade 4️⃣ de marcas esportivas: Argentina, Brasil, Espanha, França, Holanda, Itália, Japão e Turquia.

Porém, o aumento no número de marcas nos campeonatos 4️⃣ argentino e italiano tem sido especialmente significativo nas últimas temporadas.

Para efeito de análise, todas as marcas próprias foram agrupadas como 4️⃣ uma única marca.

Caso as marcas próprias fossem desmembradas, o número de marcas presentes na primeira divisão do campeonato brasileiro subiria 4️⃣ para treze.

Marcas esportivas no Brasil: tendência por marcas próprias

O número de marcas esportivas brasileiras entre os clubes analisados se manteve 4️⃣ o mesmo em relação a temporada passada, assim como o número de equipes por elas vestidas.

Somente duas marcas brasileiras, Penalty 4️⃣ e Volt, fornecem material esportivo para uma única equipe cada.

O único clube brasileiro patrocinado por uma marca do país é 4️⃣ o América-MG, que tem a Volt como fornecedora.

No Brasil, doze times são supridos por marcas estrangeiras e seis por marcas 4️⃣ próprias.

Apenas um time está sem fornecedor, o Botafogo, que está muito próximo de anunciar a Reebok como fornecedora de material 4️⃣ esportivo para 2023.

Os clubes com marcas próprias são o Atlético Goianiense (Dragão Premium), Ceará (Vozão), Coritiba (1909), Fortaleza (Leão 1918), 4️⃣ Goiás (Gr33n) e Juventude (19treze).

Para Halfen, essa quantidade expressiva de marcas próprias pode ser a explicação para o baixo número 4️⃣ de marcas brasileiras.

"O aumento de marcas próprias no Brasil em 2022 se deveu aos acessos do Coritiba e do Goiás, 4️⃣ que compensaram a queda do Bahia", constata o executivo de marketing.

"Essa 'dança das cadeiras' dos times que vestem marca própria 4️⃣ na Série A pode ser indício de uma maior concentração desse tipo de suprimento em clubes com menor apelo nacional."

Esse 4️⃣ movimento dos clubes também pode ser notado em outras divisões do futebol brasileiro, como na Série B do Brasileirão 2022, 4️⃣ que tem seis clubes com marcas próprias – eram oito na temporada passada.

"Os novos formatos de remuneração oferecidos pelas marcas 4️⃣ tradicionais, assim como uma política mais restritiva de investimentos por partes destas, apontam que as marcas próprias tendem a crescer 4️⃣ ainda mais no Brasil", projeta Halfen.

Marcas esportivas no Brasileirão 2022

Uma das maiores provas desta tendência do fornecimento esportivo no Brasil 4️⃣ é o fato de que, se todas as marcas próprias forem agrupadas como uma marca só, essa marca seria a 4️⃣ líder no país.

Confira abaixo o ranking completo com as marcas presentes nas três últimas edições da Série A do Brasileirão:

Marcas 4️⃣ 2022/23 2021/22 2020/21 Marca própria 6 5 6 Umbro 5 7 5 Adidas 4 3 3 Nike 1 2 2 4️⃣ Puma 1 1 1 Volt 1 1 0 New Balance 1 0 0 Sem Marca 1 0 0 Le Coq 4️⃣ Sportif 0 1 1 Kappa 0 0 2

A segunda marca esportiva com maior presença no Brasileirão 2022 é a Umbro, 4️⃣ que mantinha a liderança do ranking desde 2017/18.

Em relação à temporada passada, aconteceram apenas duas trocas de fornecedores: o Atlético-MG, 4️⃣ que substituiu a Le Coq Sportif pela Adidas, e o RedBull Bragantino, que trocou a Nike pela New Balance.

Pela primeira 4️⃣ vez, a marca norte-americana New Balance tem um representante no Brasil, enquanto a Le Coq Sportif ficou sem patrocinar nenhum 4️⃣ clube na elite do futebol brasileiro.

Marcas esportivas nas seleções

Apesar da movimentação em torno da Copa do Mundo FIFA 2022 no 4️⃣ Qatar, o cenário das marcas esportivas nas seleções não apresentou mudanças muito significativas nesta temporada.

A única mudança foi na seleção 4️⃣ italiana, que não disputará a Copa do Qatar 2022, após a Adidas substituir a Puma, que ficou sem vestir nenhuma 4️⃣ seleção.

Ao assumir a Azzurri, a marca das três listras passou a dividir a liderança do ranking das seleções com a 4️⃣ Nike:

2022/23 2021/22 – 2017/18 Nike 9 9 Adidas 9 8 Joma 2 2 Puma 0 1

Diante da notável estabilidade deste 4️⃣ mercado, que ficou seis temporadas seguidas sem nenhuma alteração, Halfen aponta que "trata-se de um mercado onde as trocas são 4️⃣ menos frequentes e a qualidade da equipe a ser vestida é um fator de relevada importância".

A Nike, por exemplo, vem 4️⃣ mantendo o mesmo número de equipes desde 2015/16.

Para conferir na íntegra o estudo da Jambo Sport Business sobre as marcas 4️⃣ esportivas presentes nas ligas mais valiosas do mundo, acesse aqui.



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