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O Rivethead - conhecido como "tronco" no Brasil[1] - é um fã de Música industrial.

[2] A tradução literal da palavra 💯 é "cabeça de rebite".[3]

A Origem do Termo [ editar | editar código-fonte ]

Quem foi o primeiro usar o termo Rivethead? 💯 Há um consenso no rec.music.

industrial que foi Chase,[4] fundador da Re-Constriction Records, uma subdivisão da Cargo Music especializada em Música 💯 industrial.

[5] No começo nos anos 1990 Chase lançou Rivet Head Culture, uma coletânea reunindo vários grupos underground da cena Industrial 💯 americana.

Essa é supostamente a primeira vez que se usou oficialmente a palavra "rivethead" com a contracultura Industrial.

O problema dessa afirmação 💯 é que no mesmo ano que Rivet Head Culture a dupla Chemlab - por sinal, amigos do Chase - lança 💯 Burn Out at the Hydrogen Bar (1993).

E esse disco tinha uma faixa intitulada "Rivethead".

Quando perguntado sobre a origem de "Rivethead" 💯 o vocalista do Chemlab (Jared Louche) se limitando a dizer que não sabe bem da onde surgiu, mas não deixa 💯 de dizer que há anos já estava com esse título na cabeça.

[6] De jogo ganha pix parte Chase admite que não inventou 💯 a palavra, mas confirma que foi ele que a popularizou.

As origens reais do termo, dentro do Rock, talvez estejam na 💯 banda Iron Maiden - seus fãs já no começo dos anos 1980 eram chamados de "rivetheads".

[4] Fora do universo pop, 💯 o termo já era usado como uma gíria, um apelido para operários americanos dos anos 1940.

[7] O termo ganhou popularidade 💯 nos EUA com a publicação de Rivethead: Tales From the Assembly Line (1990), de Ben Hamper.[8]

A Cultura Rivethead [ editar 💯 | editar código-fonte ]

Antes mais nada, é preciso é esclarecer que em torno da Música industrial não há uma subcultura, 💯 e sim uma contracultura.

Um dos primeiros ideólogos do movimento, Graeme Revell (ex-SPK), refere-se à Música industrial assim.

[9] Veremos o por 💯 quê agora.

Apesar de admitir que ".

.

.

a distinção entre subcultura e contracultura pode ser sutil, e passível de discussão", Ken Goffman 💯 - vulgo R.U.

Sirius, ex-editor da revista cyberpunk Mondo 2000 - afirma que "as subculturas normalmente são definidas por um tipo 💯 de conformismo alternativo ou minoritário".

[10] Um exemplo perfeito disso são os Indies, que canalizam seu vanguardismo e "rebeldia" única e 💯 exclusivamente para fins musicais, de resto não sendo nada contestadores.

Não é o caso da Música industrial, onde há uma contestação 💯 frontal a todos os valores vigentes da sociedade Ocidental.

Do lado mais acadêmico da discussão, a historiadora Luisa Passerini lembra porque 💯 a aplicação do termo "subcultura" foi bem-sucedido nas ciências humanas: além não parecer "implicar um juízo demasiado duro" ele "sublinhava 💯 as características de subordinação e diferença".[11]

Apesar da "cultura" Industrial existir desde o final dos anos 1970 (graças a grupos como 💯 Throbbing Gristle, SPK e Cabaret Voltaire), foi só no começo dos anos 1990 que o Rivethead se organizou, de fato, 💯 como uma tribo urbana.

Ou seja: finalmente apresentou um conjunto mais ou menos coerente de vestimentas, preferências músicais, linguajar (gírias) e 💯 ideologias próprias.

No seu livro sobre o Nine Inch Nails, o jornalista inglês Tommy Udo descreve uma das primeiras aparições de 💯 Rivetheads na imprensa musical.

Ele os avistou num show do Guns N' Roses no estádio de Wembley em Londres, em Agosto 💯 de 1991.

A razão deles estarem por lá era a banda de abertura: o Nine Inch Nails (naquela época ainda divulgando 💯 o Pretty Hate Machine).

É assim que Udo descreve esses "pós-góticos":

"A maioria eram homens ou casais (.

.

.

).

Tinham a cabeça raspada e 💯 vestiam sobretudos de couro; um tinha até uma máscara de gás e uma roupa de proteção radioativa da OTAN, com 💯 o logotipo do NIN pichado nas costas".[12]

Nas suas várias definições, disponíveis no site Urban Dictionary, se destacam:

Muitos dos fãs de 💯 Música Industrial "Oldschool" e Power Electronics acham que a cena Industrial/Noise não deve ser associada à grupos juvenis ou "tribos 💯 urbanas", tal associação seria danosa à contracultura industrial - qual não necessitaria de "representantes", assim como de elementos de declínio 💯 - como ocorrera em relação a outros movimentos contraculturais como fora o Hippie,Beatnik e Punk.

Genesis P-Orridge, membro fundador do Throbbing 💯 Gristle, descreve os Rivetheads de um jeito mais sarcástico:

"A maioria são homens que calçam botas da Doctor Marten's e vestem 💯 casacos negros de couro, calças militares e pintam o cabelo de preto ou cortam-no ao estilo skinhead.

Eles têm um coleção 💯 de livros sobre assassinatos e crimes sexuais.

Eles gravam jogo ganha pix música - que é basicamente microfonia - em fitas K7.

E reclamam 💯 do Throbbing Gristle ter acabado".[15]

Rivethead ultimamente tem ganhando uma reputação extremamente negativa pelos fãs das vertentes mais extremas da música 💯 Industrial devido à crença que tais indivíduos seriam responsáveis pela desastrosa situação que o termo Música Industrial adquiriu nas últimas 💯 décadas, uma situação de extrema regressão conceitual, onde o protesto, o experimentalismo e a agressividade típica do industrial fora reciclada 💯 e embalada como um produto qualquer, perdendo todas as características básicas que o definiam como estilo (sendo assim um processo 💯 de regressão, onde o experimentalismo e o espírito de evolução artística fora trocada por uma manifestação extremamente pobre e superficial).

Porém 💯 tal crítica não se refere somente aós rivetheads, mas também a todas as cenas e tribos urbanas que possam manter 💯 alguma relação com o "Industrial".

Há quem diga que um típico fã de Música industrial não escolhe ter uma vestimenta específica.

Isso 💯 é uma excelente estratégia para evitar os estereótipos que praticamente acabaram com os Punks e os Hippies.

Há outros, no entanto, 💯 que defendem que sim, existe um código visual para os Rivetheads.

Os detalhes dessa vestimenta padrão serão discutidos no tópicos abaixo.

A 💯 Cor Negra [ editar | editar código-fonte ]

É óbvio, mas é preciso dizer isso: os Rivetheads não são a única 💯 tribo urbana preferem usar preto.

Entre as outras tribos que partilham jogo ganha pix preferência pela vestuário de cor negra estão os Góticos, 💯 os Headbangers[16] e alguns Punks mais radicais.[17]

Convencidos por Monte Cazzazza,[18] o Throbbing Gristle foi o primeiro grupo a estabelecer roupa 💯 de camuflagem como estética contracultural.

Os Punks já tinham flertado com o visual militarista (botas de combate, p.ex.

), mas nada no 💯 mesmo nível que o Throbbing Gristle.

A estética militar foi levada a outros novas alturas pelo Front 242, que eram inspirados 💯 - paradoxalmente - tanto pelo Futurismo Italiano quanto o Construtivismo Russo.

[19] E por quê "paradoxalmente"? De um lado temos o 💯 Futurismo, com seu elogio à guerra, à tecnologia e seu flerte com o Fascismo Italiano.

De outro temos a arte despojada 💯 do Construtivismo Russo, a serviço da cúpula Soviética.

É a velha tática da ambiguidade sendo posta em prática.

O visual militar passa 💯 um misto de disciplina, poder e agressão.

Além disso, é uma declaração implícita de ser capaz de encarar a "realidade" de 💯 frente.

O uso de fardas por parte dos Rivetheads é também uma sacada irônica, já que a contracultura Industrial é em 💯 grande parte antimilitarista.

O Chachol (ou chochol, ou khokhol) é um corte de cabelo Eslavo típico dos Cossacos, guerreiros Ucranianos que 💯 emigraram para a Rússia no século XVIII.

Os Cossacos fizeram parte do exército Soviético, e foi talvez daí que alguns "Industrialistas" 💯 o adotaram.

Esse corte também é conhecido em inglês como undercut.[20]

Esse corte de cabelo é assim: o couro cabeludo dos lados 💯 da cabeça é raspado, sobrando assim com uma longa mecha de cabelo no topo da cabeça.

Algumas pessoas que já usaram 💯 variações desse corte são: Blixa Bargeld, do Einstürzende Neubauten; Ogre, do Skinny Puppy; Al Jourgensen do Ministry e Burton C.

Bell 💯 do Fear Factory.[21]

Outra tendência estética que teve forte influência sobre o visual Rivethead foi chamado Modern Primitive.

Um exemplo dessa estética 💯 são os Dreadlocks ("cachos do medo"), normalmente associados à músicos de Reggae e/ou praticantes da religião Rastafári.

No entanto, vários músicos 💯 da cultura Industrial adotaram esse estilo de cabelo, incluindo membros do Nine Inch Nails (Trent Reznor), Pigface (Chris Connely), Ministry 💯 (Al Jourgensen) e Apoptygma Berzerk (Angel Stengel).

Isso talvez se deva talvez a uma aderência aos princípios estéticos (e "filosóficos"?) dos 💯 Modern Primitives, aqueles que trouxeram piercings, tatuagem e a scarificação (esse último em menor grau) para o mainstream.

Segundo o DSM-IV, 💯 o fetichismo consiste "em fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes"[22] envolvendo "o uso de objetos inanimados".

[23] 💯 O fetichismo é uma sub-categoria das Parafilias, das quais incluem o Travestismo Fetichista, o Masoquismo e o Sadismo Sexual (assim 💯 classificadas assim quando prejudicam socialmente e psiquicamente o indivíduo).

No caso de artistas do gênero Industrial, eles exploram esses temas dentro 💯 da diretiva das táticas de choque.

Entre eles incluem o COUM Transmissions (predecessor do Throbbing Gristle), o DAF, Marilyn Manson e 💯 Nine Inch Nails.

Uma boa pedida é O Maquinista (2004), de Brad Anderson.

O filme narra a história de um maquinista que 💯 não dorme há um ano, corroído pela culpa e sofrendo de delírios persecutórios.

[24] O nome do personagem principal do filme, 💯 Trevor Reznik (Christian Bale), é quase um anagrama de Trent Reznor.

Não é coincidência; o roteirista do filme (Scott Kosar) é 💯 fã do Nine Inch Nails, e queria inclusive usar a música do grupo como trilha sonora.[25]

O cinema pós-surrealista de David 💯 Lynch e David Cronemberg foi influente para os artistas norte-americanos do estilo, incluindo gente como Skinny Puppy, Trent Reznor (Nine 💯 Inch Nails) e Marilyn Manson.

Na obra desses dois cineastas se vê o que o crítico Mark Dery chamou de "a 💯 estética do Neogrotesco".[26]

Uma cena de Eraserhead (1977) foi usada no encarte do primeiro EP do Godflesh [1].

Bill Leeb (do Front 💯 Line Assembly) diz que gostaria de fazer a trilha de um filme de David Cronemberg.[27]

Trent Reznor citou Cronemberg ao tentar 💯 explicar à revista Raygun como sairía o The Fragile.

"Eu diria que o (The Fragile) está mais para um filme de 💯 David Cronemberg do que Tetsuo: O Homem de Ferro".[28]

Assim como o cinema, a literatura foi igualmente inspiradora para o movimento.

Um 💯 sub-tipo de literatura especialmente inspiradora para a Música industrial foram as chamadas distopias.

Dentre elas destacam-se:

O Rivethead e outras Tribos Urbanas 💯 [ editar | editar código-fonte ]

Apesar de alguns críticos influentes - como Simon Reynolds,[30] p.ex.

- colocarem a Música industrial dentro 💯 do Pós-punk, o fato é que ela, cronologicamente, é contemporânea ou até anterior ao Punk rock (uma coisa que o 💯 próprio Reynolds admite[31]).

Tanto Punks quanto Rivets assumem uma postura contra-cultural, e ambos costumam admirar músicas noise, desestruturadas sonoramente.

Porém a relação 💯 entre os Punks e os primeiros "Industrialistas" foi ambígua.

O Cabaret Voltaire, principalmente na jogo ganha pix fase pré-1982, chegou a fazer covers 💯 de bandas pré-Punk e também tocou com bandas Punk.

Do outro lado, a banda anarco-punk Crass fazia o uso de colagens 💯 de som e efeitos experimentais, técnicas características do Industrial.

Já o pessoal do Throbbing Gristle não gostavam nem do Punk como 💯 tribo e nem do Punk como música.

Nos anos 1990, o Atari Teenage Riot seria uma das primeiras bandas a misturar 💯 o som industrial e o techno com a agressividade e a temática ativista do punk rock.

Há também uma certa ligação 💯 à geração do Metal industrial: seja o vocalista do KMFDM usando um moicano ou Al Jourgensen colaborando com Jello Biafra 💯 (do Dead Kennedys) e Ian Mackaye, ex-Minor Threat, explorarando essa ligação entre as duas cenas.

Chris Ho, da revista asiática BigO, 💯 escreveu em 1992 que o Rock industrial "é o punk rock da música eletrônica", enquanto o Acid house seria a 💯 outra face da moeda, caindo no hedonismo e no escapismo químico herdado da Disco music.

Algumas pessoas acham que os Rivetheads 💯 são uma sub-tribo gótica,[32] o que é uma crença no mínimo polêmica porquê:

A confusão aumentou ainda mais com o advento 💯 dos Cybergoth.

Eles são uma variação recente do arquétipo gótico: além de preservar o fetichismo, da decadência chic e preferência por 💯 cores escuras do gótico "clássico", o Cybergoth pegam emprestados alguns adereços visuais dos Clubbers (piercings, tatuagens, scarificações) e adotaram como 💯 preferência musical algumas variações mais recentes da Música industrial, como o Futurepop e o Terror EBM (ou Hellektro).

Uma característica conhecida 💯 dos Headbangers - alcunha dos fãs de Heavy metal[36] - é seu radicalismo.

[37] Suas "inquisões" quanto à bandas que se 💯 desviaram musicalmente do estilo são notórias, condenando qualquer tipo de mistura que venha diluir o Metal "puro".O New Metal, p.ex.

, 💯 têm sido duramente criticado justamente por esse e outros motivos.[38][39]

A cena Industrial/Rivethead tinha pouco contato com o mundo Metal até 💯 aparecerem bandas como o Ministry, Godflesh e KMFDM.

Esses grupos se apropriaram do Heavy metal e dessencraram-no: o KMFDM misturava batidas 💯 dance com riffs Thrash, enquanto o Godflesh casava Black Sabbath com o caos eletrônico do Throbbing Gristle.

E mais: o Godflesh 💯 tocava ao vivo com uma bateria eletrônica, um sacrilégio para a tribo headbanger, que sempre têm a habilidade instrumental de 💯 seus músicos em alta estima.

Como disse um frequentador do fórum online da Rock Brigade, ".

.

.

não vejo a necessidade de adicionar 💯 efeitos eletrônicos ao Rock/Metal.

Sendo por natureza iconoclastas, esses grupos bateram de frente com esses limites virtuais, promovendo misturas insólitas (bem 💯 ao gosto do público Rivethead).

Apesar de inovadoras, essas "misturas" incomodaram os fãs mais tradicionais do Metal, que foram rápidos em 💯 denunciar essa "heresia" musical.DI PERNA, Alan.

Jackhammer of the Gods .Guitar World, vol.15, no.6, p.

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Outras fontes 💯 consultadas para este artigo [ editar | editar código-fonte ]ROSZAK, Theodore.A Contracultura.

Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.

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